Rugas e Outros Tratamentos

Rugas e Outros Tratamentos

A pele é o órgão que mais sofre com a ação do tempo. Isto porque com o avanço da idade, ela perde elasticidade, capacidade de reter água e de manter o equilíbrio na produção das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação do tecido cutâneo. Além disso, os vasos sanguíneos passam a ter mais dificuldade para eliminar as toxinas do organismo e de nutrir e oxigenar as células da epiderme.

Mas além de todo esse processo interno, os fatores externos influenciam muito no processo de envelhecimento. Estresse, fumo, excesso de exposição solar, poluição, consumo intenso de álcool e uma dieta pobre em vitaminas, proteínas e fibras são alguns dos agravantes para o aparecimento de rugas e marcas de expressão no rosto.

Pés de galinha

A toxina botulínica é muito indicada no tratamento dos famosos “pés de galinha”. Quando sorrimos ou ficamos expostos à claridade, é bastante comum contrairmos o músculo orbicular, em maior ou menor grau, mas é preciso ficar atento: com o passar dos anos estas rugas podem tornar-se permanentes e formar os temidos pés de galinha.

Neste caso, o tratamento mais indicado para solucionar o problema é a aplicação da toxina botulínica. E como a ruga é causada por contração muscular, a toxina botulínica é a única substância que consegue paralisar este músculo e evitar que as ruguinhas se formem.

A substância é aplicada na lateral dos olhos através da injeção do produto em alguns pontos. Age paralisando a musculatura neste ponto, evitando a contração desta região e abrindo a lateral dos olhos.

Testa franzida

Qualquer pessoa quando fica brava ou aborrecida faz o ato, quase que involuntário, de franzir a testa, aproximando as sobrancelhas. Só que a consequência disso, além de uma expressão feia, são as rugas que se formam entre os supercílios. É preciso tomar muito cuidado para que elas não se tornem definitivas e estraguem a harmonia do rosto, passando um ar mal humorado.

Para amenizar a formação destes vincos e não interferir diretamente na musculatura, o ideal é aplicar a toxina botulínica em pequenas quantidades na região das sobrancelhas. Após a aplicação de anestesia tópica, a toxina botulínica é aplicada através de uma agulha bem fininha no músculo responsável pelo movimento, que é paralisado.

Para arquear as sobrancelhas

Com o passar do tempo, principalmente devido à idade, as sobrancelhas tendem a cair geralmente por causa da perda de volume no tecido gorduroso, já que as fibras de colágeno e elastina começam a se deteriorar. O prócero e o corrugador são os músculos responsáveis pelas ruginhas que aparecem entre as sobrancelhas.

Para levantar o olhar a toxina botulínica pode ser usada, porque os movimentos são feitos pelo músculo e ele pode mudar a posição da sobrancelha, relaxando os mesmos. A toxina botulínica é aplicada no centro da fronte em vários pontos, evitando as laterais, área acima do 1/3 lateral da sobrancelha, e na cauda da sobrancelha e lateral dos olhos. Isso permite que somente a musculatura da região da lateral da fronte atue, puxando assim com mais intensidade a cauda da sobrancelha.

Linhas de expressão na testa

Estas rugas são as conhecidas marcas de expressão, ou seja, elas ocorrem quando é feito o movimento muscular. Pessoas jovens de qualquer idade podem apresentar tais marcas.

Quando em estado inicial, só aparecem quando franzimos a testa. O mais indicado é a aplicação de toxina botulínica já que o objetivo é amenizar as rugas, sem paralisar a face, mantendo a naturalidade e as características individuais. Já nos casos de rugas mais acentuadas, indica-se o preenchimento facial, uma vez que as rugas já estão formadas e acentuadas.

Nos casos de linhas de expressão na testa, a toxina botulínica é injetada no músculo frontal e paralisa a musculatura orbicular. O cérebro “esquece” de levantar as sobrancelhas, impedindo o aparecimento dos vincos na testa. No caso dos preenchimentos faciais, a substância é aplicada nas rugas do músculo frontal e preenchem a região.

Bochecha murcha

O processo de envelhecimento, geralmente, causa uma perda de volume no tecido gorduroso, pois as fibras de colágeno e elastina começam a se deteriorar.

Isto ocorre, mais comumente, ao redor dos olhos, boca, bochechas, linha da mandíbula, área da sobrancelha e ponta nasal.

Como nesta área estão os músculos do sorriso, a toxina botulínica pode paralisá-los, daí a indicação do preenchimento facial. Uma substância preenchedora é injetada abaixo da superfície da pele, corrige a linha ou a ruga através da elevação e do alisamento da depressão da pele.

O preenchimento facial também pode ser feito nos lábios para criar uma aparência mais jovem ou nos sulcos das bochechas para reduzir uma aparência esquelética.